domingo, 3 de abril de 2011

Terapia como cuidado


Vivemos em um mundo cada vez mais exigente, com pressa e volátil. Não temos mais aquele tempo, tão precioso, sentado na poltrona ou numa rede, para sentir e refletir sobre a vida, brincar com o cachorro, tocar numa planta, sentir sua textura e vislumbrar a beleza de viver.
Incessantemente, somos lançados em situações em que o caminho já não importa, mas sim o resultado, a performance, onde viver é sempre ditado, em que você tem que ser sempre assim ou assado, forte, competente, bonito, sedutora, magra, inteligente, amante, mãe. Não raro, estas situações estão aliadas à uma sensação de estranheza, de que algo não vai bem, trazendo à tona sofrimentos, conflitos, dificuldades de relacionamento, solidão, etc.
Poderia ficar aqui, dando vários exemplos, mas quero deixar claro que a procura pela batida perfeita, na maioria das vezes, nos cega, de tal forma que a angustia aumenta, como se estivéssemos tentando apagar um incêndio com uma mangueira de gasolina.
E quando reconhecemos, que sozinhos não estamos dando conta disso tudo, já é um passo importante, pois muitos seguem acreditando que quem é responsável pelo seu sofrimento são os outros, ou seja, os colegas de trabalho, os pais, o marido, a esposa ou até mesmo a sociedade.
Se pensarmos que a culpa é dos outros e eles não estão disponíveis para mudar, que saída nós temos? Pense bem, não estamos aqui para mudar os outros, mas sim para nos comprometer com o nosso próprio processo.
Não hesite em procurar uma psicoterapia, você perceberá vários benefícios e o primeiro deles é ter um espaço de acolhimento, total liberdade para ser você mesmo e ser cada vez mais consciente de seu caminho.
Enfim, estar em terapia é cuidar de si mesmo, de sua qualidade de vida, investir em seu desenvolvimento pessoal.

Para navegar contra a correnteza são necessárias condições raras: espírito de aventura, coragem, perseverança e paixão.” 
(Nise da Silveira)

4 comentários:

  1. Ei, Dani, parabéns pela iniciativa! Já estou seguindo. Ps. vc vai ao congresso em São Paulo neste ano? Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Adorei prima!!parabéns!!
    Pena que eu moro longe ia virar paciente de carteirinha do seu consultório!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei, amiga, está totalmente gestaltico!!!!! Lindo. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir