domingo, 24 de julho de 2011

O QUE É PSICOTERAPIA

A psicoterapia é uma das modalidades de trabalho do profissional de psicologia, que até pouco tempo era considerada um tratamento de luxo para poucos. Com os atuais avanços da classe média e dos intensos questionamentos dos profissionais a cerca do oferecimento do serviço à toda população, tornou-se mais acessível.

Portanto, neste tipo de atuação, a psicoterapia se constitui como um processo valioso de autoconhecimento, que promove um maior desenvolvimento da percepção que o indivíduo tem de si mesmo, de seus comportamentos, pensamentos e sentimentos.

A presença do terapeuta ou psicoterapeuta, se torna um facilitador do processo de mudança, permitindo que a pessoa dialogue com suas projeções e assuma sua autoria, transformando-as em conteúdos criativos, em prol da qualidade de vida.

Podemos concluir que, a função do processo terapêutico não se propõe apressar o rio, mas sim conduzir a pessoa à uma gama de experiências, para que então consiga assimilar uma nova noção de si mesmo.

A situação psicoterápica é um laboratório, uma oportunidade que a pessoa tem de se olhar em vários espelhos”. (Joseph Zinker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário